quinta-feira, 1 de maio de 2008

Castelinhos na areia (+ e - )

Como já deve ter ficado bem claro, nem tudo é só o que parece. Então, castelinho na areia é bem mais do que uma recordação esquecida ali por alguma criança.
Não me lembro a data exata mas, era carnaval (e diferente dos últimos todos) eu estava em Leme. Apesar das peripécias todas aprontadas e de não me lembrar exatamente de tudo, uma coisa ficou marcada.
Já era fim do baile, sentada, o sol já dando seu salve, um cidadão sentou ao meu lado e começou a conversar. Nessas circunstâncias, as conversas geralmente não prestam mas essa (apesar de rápida) foi diferente.

A frase do cidadão foi: tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo!
Ok, todo mundo já ouviu isso (eu também já tinha ouvido) mas, dessa vez, o exemplo dado tinha sido mais claro. O que ele queria dizer era que para TUDO existem dois lados. Mesmo quando estamos construindo, algum outro lado se perde.

Como um castelinho feito na areia, usando um balde... você forma o castelo mas, não para pra pensar que deixou também um buraco (que pode ter outro formato mas tem a mesma medida do que o castelo).

Geralmente, pedimos as pessoas em situações difíceis que tentem ver o lado bom das coisas mas, raramente, quando as coisas estão indo bem, nos questionamos se isso interfere negativamente em alguma coisa, em alguém...
É basicamente isso que mede a integridade de alguém. Pense sempre nisso antes de agir. Vai ser um pouco difícil no começo mas, logo vira hábito.
Quer alguns exemplos?
  • Quando for fazer compras no supermercado e se atolar de sacolinhas para facilitar o seu conforto, pense no acúmulo delas todas ao longo dos anos e o que isso vai fazer pros netos dos seus filhos... leve sacolas de pano (um monte delas) ou carrinhos de feira.
  • Ao escovar os dentes e deixar a água correndo, já comece a torcer ou rezar para seus bisnetos serem ricos e poderem bancar água...
  • Já que depende do seu carro e é perigoso andar de bicicleta devido ao caos do trânsito, garanta que seus pneus estejam balanceados seu carro revisado (assim, polui-se menos).
  • Desplugue os aparelhos eletrônicos mesmo quando estiverem desligados.
  • Troque ao menos 3 lâmpadas que utiliza bastante por lâmpadas frias...
  • Recicle! Descubra se existe uma cooperativa de reciclagem, entre em contato!
  • Doe um livro, construa uma biblioteca ou leia para uma criança...

Na medida do possível : Faça a diferença!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

E por isso eu digo....

.... vc pode fazer igual...

Ou ser diferente!

Ma Santucci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.