O passeio custa 18 dolares e com o tempo (geralmente ruim) que se tem em Seattle você não vê muito do proposto. Fica mesmo a ver navios (que ali transitam na bahia)...mas é do tipo passeio que se faz quando se vem a Seattle.Isso foi o que eu fiz quando vim pra Seattle.
Agora com um pouquinho mais de tempo, eu conheci o Seattle Underground. É um passeio mais interessante pela história do que pelo que se vê de fato, então, vou contar resumidamente a história:
Quando Seattle foi construida (1880...ou por ai), tinha constantes problemas com inundações por estar na beira do mar. Ainda assim, um acidente com um cidadão derretendo cola incendiou o que era então uma cidade com casas de madeira e de comerciantes (secos por dinheiro) que viviam em uma proporção de 10 homens para cada mulher (tendo como principais atividades: bebidas, jogos e mulheres). O incêndio destruia a cidade e como perceberam que todos estavam salvos, resolveram deixar queimar a cidade toda e reconstruí-la novamente em uma altura que fosse rasoável e não inundasse com tamanha frequencia. Uma das regras: utilizar pedra para que incêndios não destruissem novamente a cidade.
Dito e feito. A idéia então foi construir muros, preenchê-los com terra e construir uma cidade em cima disso tudo. Esse plano demoraria 5 anos para ser finalizado.
Os comerciantes porém não queriam esperar tudo isso para voltar as atividades comerciais então, simultaneamente com as construções dos muros, reconstruiram seus estabelecimentos comerciais (também utilizando pedras). Havia escada pra todo canto! Os comerciantes não aguentavam mais esperar o término do projeto, clientes se acidentando no meio das construções e decidiram investir mais dinheiro mas disseram: iremos financiar o restante do projeto mas, para agilizar, construiremos tudo em cima do que foi feito e não iremos perder tempo preenchendo o buraco. Tudo ficará subterrâneo (e sem preenchimento: como pontes).E foi isso que aconteceu. Construiram as ruas como pontes em cima do comércio.
O underground tour (bagatela de 14 dolares) leva os turistas ao "porão da cidade" que nada mais são que corredores cujos tetos são as calçadas da cidade.
(underground tour) (calçada)
É bem interessante imaginar que existe uma cidade toda ali em cima e que tudo aquilo resistiu aos tantos terremotos que por aqui existem.
O que se vê não é tão encantador (poeira, madeira velha e com sorte ratos além de uns objetos perdidos que não se sabe se foram colocados ali ou se de fato são antigos)... mas a história, intercalada com piadas dos guias, é bem interessante.



Nenhum comentário:
Postar um comentário