Começo a organizar as palavras aqui com a seguinte frase: "Gosto dessa época do ano."
A gente sonha mais, sente mais, ama mais, pratica mais solidariedade.
A gente agradece mais, sente mais saudade... vive mais!
No dia do Natal, a gente deixa o carro da frente passar, abraça os colegas de trabalho, abraça mais a família, leva um presentinho inesperado. A gente enche o facebook de mensagens positivas, metas positivas para o ano que se aproxima.
A gente celebra mais, tolera mais, pergunta como foi o final de semana pra um numero maior de pessoas. A gente compartilha mais.
E, de uma forma incrivelmente magica, esses sentimentos, aos poucos, se diluem ao passar dos dias. Ai, a gente já não deixa o carro da frente passar, já não abraça mais tanta gente e nem pergunta como as pessoas estão. A gente passa a postar pensamentos que desanimam as pessoas, passa a sonhar menos, agradecer menos, não ter tempo para ser solidário. A gente deixa de ligar para as pessoas que a gente gosta e que estão longe, não fala oi para o porteiro, briga na fila do caixa, no posto de gasolina, na loja de materiais escolares. A gente vive menos!
Corrijo o inicio do post: Gosto dessa época. é uma " amostra grátis" do que é ser humano (e quando digo " ser humano" 'e no sentido literal da palavra). Essa pequena amostra do bem que somos capazes de praticar me enche de otimismo e esperança...
E meu desejo para 2012?
Que a amostra grátis vire uma epidemia!
Que a gente passe a cultivar esses bons sentimentos nos outros 365 dias... renovados a cada ano. Se não, vira ilusão , hipocrisia ... fala de verdade,
e falta de verdade, eu não gosto. Tenho dito.

